Antes de mais nada, não testei o aplicativo da Adapta. Eu apenas vi seus vídeos promocionais, consultei a documentação deles e isso bastou para encontrar diversos red flags.
O primeiro problema é a forma pela qual o produto é anunciado. É compreensível que, por ter foco no grande público, a linguagem precise ser simplificada. Mas sua publicidade é apelativa e gera uma falsa impressão de que existe uma “licença” do ChatGPT e ela que seria dada de graça, em sua melhor versão, ao usuário da Adapta.
Mas sabemos que, na verdade, a OpenAI e a Adapta oferecem assinaturas de seus produtos ao público. E sabemos que, para além da assinatura, a OpenAI oferece um tipo de serviço para outras empresas (via API), que é o grande motor de praticamente toda startup da área, entre elas a própria Adapta. Então não é correto supor que a Adapta revenda ou possa ceder licenças do ChatGPT. O que ela faz é reembalar o produto da OpenAI e revender, como praticamente toda startup do planeta.
Mas será que a embalagem da Adapta tem vantagens?
De fato, a Adapta oferece algumas vantagens. Por exemplo, pelo mesmo preço de uma assinatura do ChatGPT, ela permite ao usuário usar também outros modelos, como o Claude o Gemini.
Além disso, a interface da Adapta tem algumas customizações interessantes, a exemplo da possibilidade de ter vários contextos diferentes para cada usuário, enquanto o ChatGPT só tem um contexto fixo. Assim, na Adapta o usuário pode ter um contexto de trabalho e um contexto pessoal, calibrando melhor suas consultas e potencialmente gerando melhores resultados. Além disso, a Adapta organiza seus chats em pastas e conta com aplicações de IA para auxiliar o progresso do seu aprendizado.
Então essas são pequenas vantagens da Adapta sobre o ChatGPT, que vai ser sempre o líder o mercado e, por isso, será servido em sua “versão baunilha”. Ou seja, o ChatGPT será servido sempre neutro para agradar o máximo de pessoas no mundo, deixando que outras empresas façam adaptações do seu serviço para diferentes públicos.
Além disso, a Adapta oferece suporte, acesso a cursos e serviço de newsletter, o que podem ser também vantagens. Quanto a isso, nenhum problema com a Adapta.
Mas, se você olhar os preços, vai duvidar como é que a Adapta consegue ter o mesmo preço do ChatGPT e oferecer mais coisas. Algumas hipóteses existem para justificar essa abordagem. Uma possibilidade é que a Adapta aposte que seus usuários vão usar pouco o serviço que prestam, gerando lucro pela receita recorrente sem um gasto compatível com o valor cobrado.
Mas acredito em outra possibilidade. Acredito que, ao cobrar assinaturas anuais ou mais longas, a Adapta está cobrando à vista por um serviço que vai se tornar mais barato nos meses seguintes. Então suponho que a Adapta possa não fornecer aos seus usuários o GPT-5 quando ele for lançado. Trata-se de uma possibilidade bem razoável, especialmente tendo em conta a forma apelativa e onerosa que a Adapta vem anunciando. Em algum momento ela terá que cobrar do seu usuário o alto custo de aquisição dos usuários, considerando todo o gasto em publicidade que estão empreendendo.
Outra possibilidade, um pouco menos provável, é que a Adapta aposte em ganhar dinheiro com serviços para grandes empresas. Talvez sua estratégia seja apenas criar uma grande base de usuários, aproveitando o hype, e depois tentar vender outras coisas para eles.
Reforço que não é barato manter uma campanha como a feita pela Adapta, embora não exista nada de errado com isso. Quando a Caixa anuncia com a Regina Casé ou a Camila Pitanga, o banco pretende gerar identificação com o grande público. Quanto a adapta anuncia com o Danilo Gentili ou o Ricardo Amorim, está tentando fazer o mesmo. Quem paga essa conta, naturalmente, é usuário da Adapta.
Aliás, não faz nenhum sentido promover esse tipo de campanha de usar um domínio ".org": https://adapta.org/. Isso só me lembra a crise de identidade da própria OpenAI, que varia entre ser uma organização voltada ao lucro e, ao mesmo tempo, não ter fins lucrativos. Ou seja, não é um posicionamento claro.
Influencers divulgando produtos sem fazer uma verificação detida não é nenhuma novidade. Divulgar uma conexão não comprovada com gigantes da IA, como o caso do Magno Maciel, também é uma estratégia comum. Esses rumores circulam em fóruns especializados, como no Reddit. Por exemplo, não está claro no Linkedin do Magno Maciel qual seria sua relação de ex-pesquisador com a OpenAI:
Ou seja, não existe nada de errado com a Adapta, exceto sua publicidade apelativa. De outro lado, existem alternativas mais baratas e com menores riscos para os usuários. Realmente não faz sentido contratar um plano anual (ou até de cinco anos), uma vez que a tecnologia de IA está avançando rapidamente a cada mês. Contrate IA mensalmente, de preferência. Jamais pague R$ 4.799 hoje por um produto que, em cinco anos, será completamente obsoleto.