O Perplexity AI Companion nada mais é que a extensão para Chrome do serviço de mesmo nome. Mas, enquanto o serviço principal tem o foco na busca em fontes por toda internet, a extensão oferece a possibilidade de restringir a busca a uma determinada página ou determinado domínio.
Assim, por exemplo, é possível abrir uma lei no site do Planalto e pesquisar dentro dessa lei ou então no site inteiro. Sem dúvida, é um caso de uso bastante interessante e muito promissor. Contudo, segue uma pergunta feita ao Código de Processo Civil, demonstrando que a extensão não consegue compreender a ambiguidade das citações da página (uma vez que existem diversos tipos de embargos):
Outro problema está em que não é possível continuar a pergunta nem interagir para que o Perplexity possa ser corrigido. Cada pergunta tem uma resposta e isso é tudo. Caso a resposta seja insatisfatória, será necessário perguntar novamente, sem encadear interações.
Por fim, mesmo que você seja assinante do Perplexity, não terá acesso aos melhores modelos de linguagem dentro da extensão. É difícil de entender a razão disso, mas talvez se trate de um serviço ainda em desenvolvimento e que simplesmente não tem sido tratado como prioridade pela Perplexity. É muito promissor, mas ainda não está pronto.
De um modo geral, as alternativas à extensão do Perplexity também apresentam problemas. Por exemplo, o assistente de pesquisa do Arc avisa que não leu todo o conteúdo da página. E o TinaMind aparentemente está quebrado, pois não está se conectando com sua conta da OpenAI para responder às perguntas feitas sobre o conteúdo da página que você está lendo.
Ou seja, no dia em que o Perplexity se dedicar a desenvolver esse produto, ele será ótimo, especilamente ser for conectado a um bom (e possivelmente muito caro) LLM. Por enquanto, sua utilidade é precária. E a utilidade de seus concorrentes é ainda menor, pois simplesmente não conseguem ler a íntegra da página ou se comunicar adequadamente conosco.
Seguimos na busca de uma boa solução para conversar com o conteúdo das páginas de internet que visitamos. Mas vale lembrar que, se a página tiver muito texto (como uma lei inteira), o ideal é criar uma base de conhecimento por meio do upload do conteúdo para um serviço dedicado a isso. É uma abordagem diferente, mas que resolve também.
O lembrete aqui é apenas para não nos esquecermos que cada tipo de problema tem uma abordagem correta de solução. E não podemos querer que uma simples extensão de browser seja capaz de nos responder perguntas muito complexas, absorvendo contextos enormes de informação instantaneamente.